Dicas de Arquitetura para Apartamentos Pequenos

Está cada vez mais comum vermos casas e principalmente apartamentos com o espaço mais reduzindo, fazendo com que seja necessária uma mudança também na arquitetura para que eles possam continuar absorvendo todos os cômodos necessários e também permitindo uma decoração pessoal.

Deste modo, conheça algumas dicas de grande importância para arquitetar da melhor maneira possível seus ambientes sem deixar de lado seus princípios básicos.

Dois em Um

O que é mais comum de se ver hoje em dia é a junção de dois ambientes em um único cômodo visando, assim, utilizar a maior quantidade de espaço disponível sem deixar com que o ambiente fique com a impressão de estar bagunçado.

A junção desses dois cômodos deve ser feita de maneira cuidadosa para que o erro citado acima não aconteça, por isso, é essencial que cada “ambiente” seja delimitado por uma linha invisível, mas que permite aos visitantes e moradores perceberem de qual ambiente se trata.

Como Separar Dois Ambientes

Existem diversas maneiras de se separar os dois ambientes que estão acoplados, mas algumas delas são preferíveis para que o ambiente mantenha-se moderno e sofisticado.

Dentre essas maneiras existem as mais utilizadas que são: Estantes vazadas que são possuem diversas repartições abertas, mas atua perfeitamente para separar esses dois ambientes como quarto e sala. Para ambientes como cozinha e sala, os clássicos balcões ou meia parede são os mais recomendados.

Mesas Retráteis

Outro grande problema na arquitetura desses ambientes pequenos são os móveis que por menores que sejam ocupam um grande espaço no cômodo, por isso, está cada vez mais comum vermos os móveis retráteis.

Dentre esses móveis, as mesas para jantar são as mais comuns de encontrarmos em apartamentos pequenos, pois continuam mantendo o ambiente clássico e funcional, mas também não ocupe um determinado espaço durante todo tempo, permitindo que outras atividades sejam realizadas ali.

Armários Suspensos

Outra maneira simples de economizar espaço no ambiente, principalmente banheiros e cozinhas que são os que mais possuem utensílios e móveis essenciais para seu funcionamento é a utilização dos armários suspensos.

Imagem de Amostra do You Tube

Esses armários são fixados na parte superior – na cozinha normalmente acima da geladeira, pia e fogão, enquanto no banheiro fica logo acima da pia – e mantêm a funcionalidade do ambiente.

Dicas Úteis

Algumas dicas são essenciais para ajudar na arquitetura de apartamentos pequenos como, por exemplo, salas de estar com móveis leves e flexíveis, mesa de centro estofada para servir como assento, painel para TV; no quarto é possível utilizar cabeceiras de painéis MDF, arandelas no lugar de luminárias, evitar cores escuras, utilização de espelhos; cozinha: utilize portas de correr com prateleiras dentro, forno embutido e cooktop.

E para os banheiros, lembre-se sempre de ter uma boa iluminação, espelho sobre a bancada, box da preferência e outros detalhes simples que podem auxiliar.

Links Patrocinados
Categorias